sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Saiba mais sobre Aids e HIV

O vírus da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é conhecido como HIV. Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus em seu corpo, mas não ter Aids. Quando a Aids começa a se desenvolver, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo, que fazem parte do sistema imunológico (defesa) dos seres humanos, sem eles a o doente fica com baixa imunidade, com isso varias doenças oportunistas podem aparecer e complicar a saúde da pessoa. Mesmo quem não desenvolveu a doença pode transmiti-la.

O que dificulta os cientistas no desenvolvimento de vacinas é a capacidade de mutação elevada do vírus.

Formas de Contágio: O vírus está presente no esperma, secreção vaginal, leite materno e no sangue, o contato com essas substancias podem gerar a contaminação. Ou a Aids pode ser transmitida também da mãe para o filho durante a gestação ou amamentação.

Sintomas: Os primeiros sintomas aparecem quando o sistema imunológico começa a ser atacado pelo vírus de forma mais intensa. Os principais são: Febre alta, diarréia constante, crescimento de glândulas linfáticas, perda de peso e a resistência cai ainda mais, varias doenças podem a aparecer: pneumonia, alguns tipos de câncer perda de memória, sarcoma de Kaposi ( tipo de câncer na pele) e muitas outras.

Formas de Prevenção: Utilização de preservativo durante as relações sexuais, não compartilhar agulhas ou seringas e esterilização de objetos cortantes que entram em contato com o sangue .

Tratamento: São os medicamentos que fazem o controle do vírus no doente, eles que aumenta a sobrevida. O medicamento mais usado atualmente é o AZT (zidovudina), que impede a reprodução do vírus da Aids ainda na fase inicial.

Outros medicamentos usados no tratamento são: D4T (estavudina), DDI( didanosina), 3TC (lamividina). Mesmos eficientes esses remédios provocam efeitos colaterais significativos no rins, fígado e sistema imunológico.

fonte:http://www.suapesquisa.com/aids/

fonte imagem: http://www.suapesquisa.com/aids/

Nenhum comentário: